Costa de Prata
/0 Comments/in Blog /by Silver CoastSeja bem vindo à Costa de Prata!
O que fazer na Costa de Prata:
A Silver Coast Travelling está sediada numa das muitas cidades que fazem parte da Costa de Prata – Caldas da Rainha. A Costa de Prata é uma região costeira portuguese que se estende de Aveiro a Torres Vedras.
Aqui vamos partilhar detalhes sobre algumas das cidades e vilas em que a Silver Coast Travelling trabalha.
Caldas da Rainha:
A fundação da cidade está ligada ao Hospital Termal e às suas águas terapêuticas, sendo que no final do século XIX a cerâmica veio transforma a dinãmica da mesma.
As grandes figuras aqui são a rainha D. Leonor, o rei D. João V, Rodrigo Berquó e o mestre Bordalo Pinheiro. Apesar de ser uma pequena cidade (30 mil habitantes), a mesma possui 10 museus.
Principais pontos para visitar:
- Praça da Fruta;
- Hospital Termal
- Parque D. Carlos I
- Lagoa de Óbidos
- Praia da Foz do Arelho.
Peniche:
Conhecida como a “Capital da Onda” devido ao facto de uma das etapas do campeonato de surf mundial passar pela praia Super Tubos fica inserida numa península fazendo dela uma “Meca” para os surfistas.
Outrora uma ilha, já foi habituada pelos romanos que aqui começaram a actividade conservadeira pela qual Peniche também é conhecida. Depois existem muitas histórias de piratas, fogueiras ateadas para causar o naufrágio de barcos e pilhagem como resultado. Fortalezas que foram construídas para proteger a costa, e que no século passado uma delas foi transformada em prisão pelo Estado Novo.
Mas não só, para os amantes da natureza podes sempre embarcar e partir à descoberta do Arquipélago das Berlengas e explorar a pé os seus percursos e praia de água cristalina (mas fria…).
Principais pontos para visitar:
- Fortaleza;
- Bairro dos Pescadores;
- Praia Super Tubos
- Ilha do Baleal
- Arquipélago das Berlengas.
Nazaré:
A lenda da Nazaré remonta ao século XVIII e a partir daí dá-se a evolução até aos dias de hoje!
Nos últimos anos a vila tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento devido às suas ondas gigantes (que dizem ser as maiores do mundo), mas nem sempre foi assim. Durante séculos a Nazaré foi uma comunidade pesqueira e depois como destino balnear.
Entre as suas tradições encontram-se o peixe seco e as sete saias usadas pelas nazarenas.
Principais pontos a visitar:
- Forte;
- Santuário;
- Capela da Memória;
- Praia Norte.
Alcobaça:
Alcobaça é conhecida pelo grandioso mosteiro medieval de Santa Maria construído no século XII. Dentro poderá encontrar os fantásticos túmulos do rei D. Pedro I e da Rainha D. Leonor, naquela que é considerada uma das maiores histórias de amor da história portuguesa.
Para além do mosteiro a cidade é reconhecida pela sua pastelaria que tem, claro, influência monástica. A não perder: Cornucopias.
Principais pontos para visitar:
- Mosteiro de Santa Maria;
- Mosteiro de Coz.
Óbidos:
A Vila de Óbidos está localizada a norte do Cabo Carvoeiro e paredes meia com a vizinha cidade de Caldas da Rainha.
De longo passado e rica história, o seu enquadramento cénico é uma das suas maiores imagens de marca e confere-lhe uma singularidade muito própria, e que terá sido uma das razões para, já século XXI, Óbidos ter sido considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal.
O castelo data do século VIII e foi construído pelos mouros. Mais tarde em 1148 o castelo é conquistado pelo rei D. Afonso Henriques. Com a subida ao poder do rei D. Dinis em 1279 a vila de Óbidos é doada à sua mulher e rainha Isabel (santa), fazendo parte de uma instituíção gerida pela pópria: A Casa das Rainha, valendo assim o título de Óbidos vila Rainha.
Esse tradição manteve-se até ao século XVIII.
Principais pontos para visitar:
- Livraria do Mercado;
- Igreja de São Pedro;
- Capela de São Martinho;
- Igreja de Santa Maria;
- Livraria Santigo
- Castelo Mourisco
Se estiver a pensar fazer uma visita guiada com um dos nossos guias locais visita a nossa página Silver Coast Portugal tours para ficar a conhecer a nossa oferta!
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!